Learn Space - O que é?

  Primeiramente, agradecemos pelo interesse na iniciativa "Learn Space". Ela foi idealizada pelos alunos do grupo 11 do trabalho semestral da matéria PSI2617 - Inovação em Engenharia.

   O projeto em si consiste na elaboração da estrutura de espaços com o intuito inicial de servirem como espaço para estudos. O formato existente mais próximo seria o de salas de estudo, muitas vezes presentes nas bibliotecas.

   O grupo percebeu problemas existentes nessas salas de estudo, talvez numa escala maior nas presentes nas bibliotecas da USP: elas muitas vezes, com o passar dos anos e o uso frequente, começam a ficar desgastadas e suas funções, comprometidas. Exemplos disso são tomadas que não funcionam; cadeiras com encostos, assentos ou a própria estrutura comprometidos ou danificados; iluminação prejudicada por lâmpadas que queimam e não são trocadas ou cujo planejamento não foi bom e não tem um espalhamento uniforme da iluminação em toda a sala de estudos. Esses problemas acabam atrapalhando na concentração quando se quer fazer um estudo sério, apesar de não tão graves assim.

   Então, o grupo idealizou um modelo de sala de estudos que poderia suprir as necessidades do estudante moderno. Basicamente, seria uma infraestrutura que mantém: uma boa iluminação; cadeiras confortáveis e mesa ampla, ambas em bom estado de conservação; uma lousa branca com canetas disponíveis caso se queira fazer uso, seja para organizar os pensamentos, ou para ensinar aos colegas que estejam fazendo uso junto; tomadas funcionando, já que o estudante moderno faz muito uso de computadores ou celulares para armazenar seus materiais de estudo; isolamento acústico se possível de instalar, já que é sabido que há pessoas que aprendem melhor ao ler em voz alta, ou que juntam o aprendizado com elementos visuais ou sonoros para tentar melhorar a retenção de conhecimento, e é indesejável que essas pessoas atrapalhem as outras que talvez prefiram estudar em silêncio; internet rápida e com uma estrutura para comportar múltiplas conexões, já que o estudante moderno faz bastante uso da Internet para procurar mais materiais para auxiliar no aprendizado ou para ver vídeos educativos, o que seria impossível de fazer rapidamente com uma internet lenta, e é um problema frequente o fato que muitas pessoas usando a rede saturam os canais disponíveis para conexão e impossibilitam que mais pessoas façam uso dessa mesma internet; um ambiente seguro para deixar seus materiais para eventuais numa eventual ida ao banheiro, sem que seja necessário se preocupar com furtos.

Exemplo de Sala de Estudo
   É válido o comentário também que as salas de estudo virão em tamanhos diferentes, para suprir diferentes demandas, havendo salas individuais (não haverá lousas brancas nessas salas), de grupos pequenos e de grupos grandes. Como há o interesse de alugar não só para alunos, mas também para professores particulares que queiram dar suas aulas em uma das salas de estudo, então alguns dos prédios contarão com uma estrutura adequada para isso, como um mini-anfiteatro.

   Além disso, a sala de estudos também deverá contar com uma localização de fácil acesso, tal como locais perto de estações do Metrô ou em locais perto de grandes instituições de ensino ou de grandes bibliotecas, tal como perto dos colégios Bandeirantes e Etapa (Unidade Ana Rosa), que estão geograficamente falando próximos um do outro, também haverão banheiros para uso de pessoas que estão utilizando das salas e vending machines (de comida e bebida que deverão ser consumidos naquele espaço e não dentro da sala de estudo) e loja (com materiais para estudo caso os usuários sintam necessidade de repor seus materiais).

   Devido à infraestrutura das salas de estudo e as instalações de apoio, será necessário que hajam, nos locais onde estão localizadas as salas de estudo, uma equipe de limpeza para manter as salas sempre limpas e em bom estado de conservação para o próximo usuário e os banheiros bem conservados, e pessoas para administrar a loja, observar o comportamento dos usuários e alertar caso estejam fazendo mal uso das instalações e receber o pagamento do aluguel das salas de estudo. Além disso, será possível fazer a reserva por telefone de salas, então essas pessoas também irão fazer a administração dessas reservas.

   Há a intenção de manter uma base de dados que guarde informações de professores particulares que fazem uso das salas, no intuito de fazer a ligação entre professores de determinada matéria que eventuais alunos ou grupo de alunos estejam precisando de ajuda. Nesse caso, será cobrada uma taxa de uso de contatos em cima do preço pago ao professor particular.

   O modelo de negócios para entrada de receita dependerá de: pagamentos ou a cada uso ou num plano mensal, do aluguel das salas de estudo (o pagamento a cada uso dependerá do tamanho da sala e da quantidade de tempo em que ela foi usada), taxas de uso de contatos caso seja feita a ligação entre alunos necessitando de ajuda e professores particulares e taxa de aluguel especiais caso alguém queira alugar uma sala de estudo ou mini-anfiteatro para dar uma palestra, que irá ser proporcional ao tempo da palestra, tamanho da sala e quantidade de inscritos (Já que mais ou menos pessoas produzem um custo maior ou menor na limpeza dos locais depois).

   Basicamente esse seria um panorama geral do que é a iniciativa "Learn Space". A elaboração de espaços onde pessoas podem estudar em locais com uma boa infraestrutura e instalações de apoio adequadas para que as pessoas possam só se focar em seu estudo.

Comentários